Se você está mantendo uma padaria, sabe o quão importante é cativar uma base sólida de clientes. Devido a logística de produção de pães e outros produtos, é essencial que vendemos o máximo possível, para evitar desperdícios e aumentar a nossa margem de lucro.
Nesse novo guia, você vai conferir algumas dicas de especialistas para potencializar a suas vendas, conquistar mais clientes e tornar o seu negócio ainda mais lucrativo.
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Seja ativo na internet
Se o seu negócio não está na internet, ele não existe. Isso é fato. Por melhor que seja o seu ponto, a sua história, a internet pode mudar as coisas num piscar de olhos. Um concorrente melhor posicionado que você, nas mídias sociais, pode conseguir grande parte dos seus clientes.
Ser ativo na internet não consiste apenas em manter redes sociais. Você precisa, de fato, criar um conteúdo que engaje seus clientes e manter um relacionamento que gere engajamento e branding para a sua empresa.
Por vezes, a melhor escolha é terceirizar o marketing digital e colocar isso na mão de profissionais qualificados. Por vezes, você mesmo pode colocar a mão na massa. O importante é estar bem posicionado na internet.
Você pode utilizar as redes sociais para anunciar mudanças na sua linha de produtos, anunciar promoções especiais, serviços de entrega e contar histórias – o chamado storyteller, que pode cativar seus clientes na jornada de consumo.
Entregue Via Delivery
A pandemia modificou significativamente o comportamento de consumo. Muitas pessoas perderam o hábito de visitar a padaria fisicamente, e passar a encomendar os seus cafés da manhã via delivery. Aplicativos como o iFood e o Uber Eats podem ajudar a sua empresa nessa empreitada, oferecendo uma plataforma que te conecta com consumidores da sua área.
Aposte na Decoração da Padaria
O comportamento de consumo é fortemente influenciado por todos os sentidos. O nome da área que estuda os impactos dos sentidos no consumo se chama neuromarketing, uma área que vem ganhando relevância cada vez que surgem novos estudos demonstrando o potencial de trabalhar os múltiplos sentidos na experiência de loja.
Um dos aspectos do neuromarketing é o marketing visual. E um dos aspectos do marketing visual, é a decoração do ambiente. Um ambiente bem decorado pode mudar o humor do seu cliente, de modo a fazê-lo mais propício ao consumo, fazendo as suas vendas aumentarem.
Exiba seus melhores produtos
O mais importante, na decoração, é planejar bem a exibição dos seus produtos. Uma vitrine de produtos bem organizada e decorada pode fazer toda a diferença nas suas vendas. É interessante que você crie uma hierarquia de importância na exposição de produtos. Você deve expôr mais aqueles produtos que mais vendem, colocando-os na linha de visão do consumidor e nos ambientes em que a passagem é maior.
Você pode utilizar uma câmera para monitorar o comportamento de consumo dentro da sua padaria e mapear quais são as áreas em que seu consumidor dispõe de mais atenção, para saber onde estão seus pontos de ouro para dispor os melhores produtos.
Distribua amostras grátis
Todo mundo gosta de amostra grátis. Existem diversos estudos demonstrando que receber algo grátis pode fazer com que a pessoa fique mais propícia a comprar o produto. Esse efeito se chama efeito da reciprocidade.
Além do efeito de marketing, distribuir amostras grátis para os seus clientes também é uma forma de evitar desperdícios de produtos.
Limpe o cardápio
Você já ouviu falar no paradoxo da escolha? Quando temos mais opções de escolha, costumamos gastar mais energia em escolher, o que pode levar a desistência da escolha. Por vezes, menos é mais, e você deve ser minimalista no seu cardápio.
Uma forma de enxugar o cardápio é remover os itens que são vendidos pouco, ou que apresentam uma menor margem de lucro para a padaria.
O mais importante não é a quantidade de produtos que você vende. O importante é você conseguir manter a diversidade para os vários tipos de clientes com poucos produtos.
Crie material personalizado
As suas embalagens podem ser uma excelente forma de divulgação e branding. Basta você personalizar as suas embalagens com a sua identidade visual. Lembre-se que quem não é visto não é lembrado.
Se a sua padaria conta com uma identidade visual fraca, considere contratar um designer gráfico para produzir uma identidade visual profissional para o seu negócio. Isso pode fazer toda a diferença dentro da sua estratégia de branding.
Treine seu atendimento
O atendimento é parte fundamental da experiência do cliente dentro de uma padaria. Treinamentos constantes com os seus funcionários podem aumentar drasticamente a taxa de retorno dos seus clientes, além do LTV – life time value.
Seres humanos gostam de atendimentos humanizados, que não são feitos às pressas, de forma mecânica e fria. Um bom atendimento pode fazer toda a diferença.
Gostou das dicas? Agora coloque em prática! Se tiver alguma dúvida, comente abaixo!
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30 Responses
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